Formatação de trabalhos científicos – Parte 1

norma-brasileira-abnt-nbr-9050-envio-imediato_MLB-F-201243433_199Os bagunçados e rebeldes que me perdoem, mas ABNT é fundamental. Você pode até ser um gênio, mas você precisa facilitar a vida do seu leitor. É uma questão de respeito. Se o seu leitor for a banca da sua defesa ou o revisor de algum periódico, é uma questão de sobrevivência.

Antes que você decida fechar a página deste blog e nunca mais voltar, eu afirmo: a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é muito importante. Você pode até não saber, mas graças a ABNT nós temos diversos padrões de qualidade nos mais variados setores: agricultura, serviços, indústria e até mesmo construção civil. Ou você acha que a laje do seu prédio e as janelas de sua casa não devem seguir também alguma norma?!

Abordarei o tema da formatação de trabalhos por considerar extremamente importante um trabalho científico seguir normas de formatação. Mas como este tema é quase sempre esquecido nos cursos de metodologia, vamos criar uma série de artigos e videos com o objetivo de dar algumas dicas e compartilhar algum conhecimento. As normas mais comuns na academia brasileira e que abordaremos ao longo destes artigos são as normas da ABNT. Mas saiba também que existem normas provenientes de outras organizações: APA, Chicago e Vancouver.

 

Diretrizes de formatação da ABNT

Se você procurar no Google, encontrará diversas dicas sobre ABNT. A maioria muito útil. Mas eu aconselho você se informar primeiro em um lugar seguro: a biblioteca da sua Universidade, pois pode ser que a sua instituição tenha algumas diretrizes específicas. Se você não encontrar ajuda ou não gostar do manual da sua instituição, eu recomendo fortemente o da Universidade de São Paulo (USP). Para mim, é o melhor manual de diretrizes que já encontrei (aceito outras sugestões também).

Você pode fazer o download clicando aqui.

O manual da USP é muito bom. Mas se você quiser algo ainda mais “mastigado” a UFSC preparou um documento modelo, disponível para Word e outros formatos abertos.

Faça o download do modelo clicando aqui.

Por mais que manuais digam como as normas são, eles não explicam como fazer. E aí mora o perigo. Afinal, quem é que vai enfrentar o Word quando ele simplesmente resolve não fazer nada do que você gostaria?

Foi pensando nisso que vou escrever uma série de artigos com dicas e vídeos com alguns truques do Word. Você tem alguma dúvida? Gostaria que abordassemos algum tema específico?

Até o próximo!

[Atualizado em 08 de junho: aproveite para ver o texto sobre o Mendeley e aprenda a fazer citações e gerar bibliografias de forma automática no word!]

Max Stabile


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273