Saiba como abrir no SPSS e Excel banco de dados em formato texto

Na maioria das vezes, aquela base de dados que você tanto deseja se encontra em formato texto (.txt ou .csv). Aí surge aquela dúvida: como eu faço para abrir essa base em um programa mais amigável como o SPSS ou Excel? Aqui você encontrará os passos necessários para não temer mais os microdados em *txt.


A primeira informação que você necessita saber é como os dados estão organizados, qual o padrão que ele segue para distinguir variáveis ou casos. Os casos, na maioria das vezes, estarão separados por linhas. Assim, cada linha representará um caso. Na figura 1, você pode perceber que cada linha representa um candidato específico. Já para compreender as variáveis é preciso que você leia o dicionário de variáveis. Mas e se seus microdados não vierem acompanhados de um dicionário de variáveis? Bom aí é preciso que você abra no bloco de notas e busque identificar onde começa e termina cada variável e qual padrão está sendo seguido. Na Figura 1, você observa que cada ponto-vírgula separa uma variável.

Figura 1: Microdados TSE - Lista de candidatos 2010

No vídeo você encontra todos os passos necessários para importar para o SPSS. O Excel usa praticamente as mesmas etapas. A diferença é que no Excel você não tem como especificar o formato de dados de cada variável. Na Figura 2, você tem a primeira etapa encontrada no Excel. Nela é preciso diferenciar se os dados estão no formato delimitado (variável separada por caracteres como vírgula, aspas, ponto-vírgula, entre outros) ou largura fixa onde cada coluna/variável será diferenciada pelo espaço ou pela quantidade de dados que possui

Figura 2 – Onde clicar para importar dados de texto no Excel

 

Figura 3 – Assistente de importação de texto do Excel

Bom, seguindo as sequencias apresentadas no vídeo você poderá começar a trabalhar com qualquer microdados que venha no bloco de notas.

Figura 4 - Os dados estão prontos para serem trabalhados

 

Dúvidas? Sugestões? Deixe um comentário aqui!

Thiago Sampaio


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273