Análise de Redes - exemplo de análise de um debate on-line

Uma das vantagens do processo de discussão on-line é a capacidade de produzir estatísticas e análises consistentes sobre os debates. Quando estamos em uma conferência/debate presencialmente é bem mais difícil ter a visão do todo: O processo de participação foi realmente aberto? Houve interação entre as pessoas? Ou foi um processo fechado, dominado por poucas pessoas? No entanto, quando a conferência é feita pela internet e com uma plataforma bem feita, fazer essas análises de maneira precisa é relativamente simples. Analisarei hoje, o debate on-line realizado na CONSOCIAL Virtual (1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social) e com a confecção de uma simples análise de redes, demonstrarei quais debates tiveram maior interação entre os seus usuários e quais foram os usuários mais influentes. A ideia é ter um panorama de como os usuários se comportaram entre os quatro debates existentes da conferência.Para que você entenda melhor como funcionou o processo realizado na plataforma e-democracia, imagine que cada tema é um tópico específico de um fórum e que uma pessoa cadastrada poderia postar mensagens em todos os tópicos.

Temas

  • Tema 1 - Transparência: acesso às informações do poder público
  • Tema 2 - Participação no controle da atuação dos governos
  • Tema 3 - Controle: fortalecimento dos conselhos de políticas públicas
  • Tema 4 - Corrupção: prevenção e combate
Utilize o mouse para navegar pela rede. Ao utilizar o scroll do mouse (a "bolinha"), você vai dar zoom in ou out. Você também pode clicar e arrastar para visualizar cada parte. Divirta-se!

Legenda

A espessura das linhas representa a quantidade de vezes que cada usuário participou de um tema (ou tópico, se preferir). O posicionamento de cada um dos pontos reflete a distância entre eles. Por exemplo, uma pessoa que participou apenas do debate quatro, (canto inferior direito) estará distante de uma pessoa que participou apenas do debate um (canto superior esquerdo). Entretanto, uma pessoa que participou de vários debates se encontrará em uma posição central na rede, a qual poderíamos apelidar de "núcleo duro" das discussões. Observe também que para cada discussão existe pelo menos duas pessoas que participaram ativamente apenas daquela discussão temática. Essas pessoas podem ser identificadas pelos traços fortes para fora do centro.

 

Como a análise foi feita

Utilizei dois softwares livres, o NodeXL para a montagem da planilha e o Gephi para a edição visual da rede. O banco de dados utilizado foi a exportação das discussões que a plataforma e-democracia disponibiliza (download) e a rede se refere a uma ligação entre usuário e o tema do debate.

A planilha construída segue o seguinte exemplo: O Usuário 1 postou no Tema 1 3 vezes e no Tema 2 3 vezes, e o Usuário 2 postou no Tema 1 6 vezes.

Usuário Tema Qtd de mensagens
Usuário 1 Tema 1 3
Usuário 1 Tema 2 3
Usuário 2 Tema 1 6
etc

Com estatística descritiva simples diríamos que o Usuário 1 postou 6 vezes e o Usuário 2 também. Entretanto, a análise de redes nos diz (de forma gráfica e matemática) que o Usuário 1 teve um papel mais relevante em ambas as discussões do que o Usuário 2. Existe ainda diversos outros indicadores sobre a "qualidade" da rede e a "relevância" de cada pessoa, mas comentarei sobre isso em uma próxima oportunidade.

 

Este post foi originalmente feito para o Transparência Hacker do DF. Nos próximos posts, farei um video demonstrando como utilizar o NodeXL e o Gephi.

 

Max Stabile


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273