A META-ANÁLISE E O VIÉS DA GAVETA

Por Gláucio Ary Dillon Soares (IESP-UERJ)

Um problema para a meta-análise de artigos publicados em revistas científicas é  o viés da gaveta, o “file drawer bias”.

O que é esse viés? Qual o seu efeito?

É uma tendência que reduz a probabilidade de que artigos que mostram efeitos insignificantes (e, em alguns casos, contrários às hipóteses defendidas) sejam enviados, aceitos e publicados. Esse viés compromete os resultados da meta-análise.

Desde 1984 que Rosenthal1 mostrou que

Os autores tendem a enviar para publicação artigos que apresentam resultados que impressionam em maior proporção do que os que apresentam resultados (e diferenças) insignificantes;
Os pareceristas recomendam a publicação e os editores tendem a publicar os artigos que apresentam “resultados fortes” em maior proporção do que os insignificantes (p< 0,05).

A meta-análise integra dados de fontes (e pesquisas) diferentes para produzir um resultado. Evidentemente, se selecionarmos positivamente as publicações de acordo com nossas hipóteses, nunca chegaremos a um resultado contrário a elas. O viés da gaveta pode introduzir uma distorção semelhante. Embora a meta-análise possa ser aplicada a resultados de qualquer “tipo” de origem (livros, artigos etc.), a tradição acadêmica usa artigos porque mais pesquisas são relatadas com os detalhes necessários à meta-análise em artigos de revistas cientificas do que em outros tipos de publicação. Nelas há, pelo menos, três atores importantes: autores, parecerisas e editores. Há um esforço deliberado para produzir resultados isentos.

Porém, o viés da gaveta (por parte dos próprios autores, dos pareceristas e dos editores) introduz um viés de seleção na meta-análise. Por isso, o pesquisador exigente tenta reduzir esse viés e busca os artigos com resultados insignificantes e os com resultados contraditórios também.

Gláucio Ary Dillon Soares é professor do IESP-UERJ, atual Secretário Geral da Associação Latinoamericana de Ciência Política.

 

 

1. Rosenthal, R. (1984). Applied Social Research Methods Series, Vol. 6. Meta-analytic procedures for social research. Newbury Park, CA: Sage Publications.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273