Análise de Redes com NODEXL - Parte 1

Exemplo de uma Análise de Redes da galeria do NodeXL.

Com todo o sucesso que o termo “redes sociais” tem feito nos últimos tempos, um tipo de técnica de análise tem ganhado destaque: a análise de redes. A teoria por trás desta técnica é antiga, bem antiga (O que ficará para outro POST). Mas Análise de Redes não é só para analisar redes sociais (Facebook, Twitter e etc) ela é utilizada em muitos outros estudos.

Um bom exemplo na Ciência Política é o trabalho desenvolvido por Wolf [1], em que a abordagem de Análise de Redes foi utilizada para entender o comportamento dos Deputados Federais. O autor trabalhou com a relação entre a autoria dos projetos e seus relatores. Entre outros bons achados, encontrou quem eram os atores chaves dentro do processo legislativo e como era o processo concentração de poder na Casa.

O vídeo de hoje é o primeiro de uma série especial sobre Análise de Redes. Nestes primeiros videos, ensinarei a lidar com o software NodeXL (http://nodexl.codeplex.com/). Ensinarei quais são os comandos básicos e como é a “cara” do programa. (O video foi gravado em alta definição, sugiro visualizá-lo em tela cheia!)

 

Se alguém tiver alguma dificuldade na instalação do do NODEXL, fiz um video ensinando passo a passo como fazer o download e instalá-lo.

 

1. WOLF, Felipe. O comportamento dos deputados na Câmara Federal: uma abordagem de redes sociais. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10482/1165


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273