Novidades no CIS - Fevereiro de 2013

260991_100000616046518_1105430267_q

Série Datafolha Eleições 2008

              Dando continuidade à publicação de pesquisas eleitorais do Datafolha, no mês de fevereiro de 2013 o CIS publicou 10 Bancos de dados sobre as eleições municipais de Salvador em 2008. Eles são resultado das pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Instituto Datafolha entre julho e outubro de 2008 na capital baiana, cobrindo primeiro e segundo turnos. Os bancos possuem variáveis que possibilitam analisar, por exemplo, as intenções de voto de acordo com o sexo, idade, escolaridade, renda familiar, ocupação, partido, entre outras categorias. Além dos microdados, foram publicados no CIS os respectivos questionários e livros de códigos de cada pesquisa.

Um dos bancos da série pode ser acessado aqui.

 

Resumo Analítico sobre Legislativo do período 46-64

          Neste mês publicamos também o Resumo Analítico do Banco de Dados CIS0339: “Proposições legislativas (leis e projetos de lei) apresentadas e aprovadas durante o período 1946-1964”.  Este documento consiste num pequeno exercício, elaborado por nossa equipe, com os dados do Banco doado por Sérgio Braga, da UFPR. Nele procuramos mostrar algumas das muitas possibilidades de análise com os bancos disponibilizados no site do CIS.

O documento pode ser acessado aqui.

Sobre os colaboradores:

O Instituto de Pesquisas Datafolha iniciou suas atividades em 1983, e hoje dedica-se a pesquisas eleitorais, de mercado e de opinião pública, constituindo-se como um dos mais renomados órgãos nacionais nesse campo.

Sérgio Soares Braga é professor da Universidade Federal do Paraná. Sua tese de doutorado, que originou os bancos de dados aqui publicados, tem como título  “As relações entre o Executivo e o Legislativo e a elaboração da política econômica na primeira experiência de democracia presidencialista pluripartidária no Brasil (1946-1964)”, e foi defendida na UNICAMP em 2008. Suas linhas de pesquisa são: Instituições políticas, processo decisório e relações Executivo/Legislativo; Internet, Política e teoria da democracia; Elites Dirigentes e Biografias Coletivas.

 

Sobre o Consórcio de Informações Sociais - CIS:

O Consórcio de Informações Sociais é um sistema cooperativo que visa coletar, organizar e dar amplo acesso em meio eletrônico às bases de dados e instrumentos de coleta de informações sociais já produzidas sobre os mais diferentes aspectos da sociedade brasileira. Hoje disponibilizamos mais de 300 bancos de dados e 400 links. A expansão e o êxito dessa iniciativa dependem da colaboração de todos. Participe, envie seu banco de dados!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273