Portal Dados Abertos

Existem muitos dados interessantes e importantes disponibilizados pelo governo brasileiro. O problema é que nem sempre sabemos onde estão. E algumas vezes, não estamos seguros de como utilizá-los.  Pensando nisso o “Metodologia Política” vai preparar uma série de posts sobre “como encontrar e utilizar a sua base de dados”.

O post de hoje é sobre o Portal Brasileiro de Dados Abertos. O Portal é a ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas. Um dado interessante é que o portal foi um produto do GT3 da INDA (Infraestrutura Nacional de Dados Abertos), produzido com participação e de forma aberta, que disponibiliza um grupo de discussões onde qualquer cidadão pode participar e colaborar.

            Quais dados estão disponíveis?

"O portal tem o objetivo de disponibilizar todo e qualquer tipo de dado, pois o portal funciona como um grande catálogo que facilita a busca e uso de dados publicados pelos órgãos do governo. Neste momento o portal disponibiliza o acesso à uma parcela dos dados publicados pelo governo. O plano estratégico prevê que nos próximos 3 anos o portal disponibilize acesso aos dados publicados por todos os órgãos do governo federal, além de dados das esferas estaduais e municipais."

            Como utilizar?

O Portal é um pouco confuso para quem abre pela primeira vez, pelo menos foi essa a minha impressão. Aconselho utilizar diretamente a busca, caso você saiba exatamente o que você procura. Mas como nem sempre sabemos exatamente qual é o nome do dado que procuramos e nem qual é a fonte, melhor procuramos no catálogo.

Tela inicial do Catálogo de Dados dos Dados Abertos. Não se assuste com todas estas siglas "estranhas".

Ao entrar no Portal, selecione o Menu e escolha a opção Catálogo. Vai aparecer uma lista com as bases de Dados disponíveis. Não se assuste com o monte de “sigla estranha” que vai aparecer em baixo de cada uma. Clique na base que te interessar ou procure pelas Tags do lado direito ou pelos Groups (a turma do Portal poderia ter traduzido para o Português).

Na próximai tela tem algumas descrições sobre o dado. Procure a parte de Recursos onde você poderá fazer download no formato desejado.

 

Uma dica importante: as bases de dados em formato csv e xml (e claro xls) podem ser lidas no Excel sem problemas!

O Portal ainda está em construção e com certeza ficará muito feliz se você mandar os seus comentários e fizer parte da comunidade deles. Na parte de baixo do Portal, tem diversos links importantes e, principalmente: manuais!

Dúvidas? Utilize nosso Fórum ou deixe seu comentário aqui!

 

Max Stabile


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273