Portal do DATASUS

Saúde é apontada por diversas pesquisas, junto a Segurança e Educação, como um dos principais problemas brasileiros. Políticos em campanha sabem disso e sempre se aproveitam para criticar a (falta de) gestão da saúde do opositor. Mas, minha impressão é de que às vezes a Ciência Política se esquece de trabalhar com estes grandes problemas brasileiros. E não é por falta de dados.

O Portal DATASUS do Ministério da Saúde há muitos anos fornece uma extensa base de dados sobre informações de saúde em nível municipal e estadual.

 

Quais são os dados disponíveis?

 

O portal tem duas grandes seções de dados. A primeira é sobre Informações de Saúde, onde disponibiliza dados sobre Estatísticas Vitais – Mortalidade de Nascidos e Vivos, Epidemiológicas e Morbidade, Assistência à Saúde da população (etc). A segunda seção fornece extensas bases de dados sobre Informações Financeiras, como por exemplo quanto é repassado para cada município e Estado.

O Portal é realmente muito completo! Um prato cheio para politólogos ávidos por bons dados.

 

Como utilizar?

 O Portal é bem organizado mas não se preocupa muito em explicar o que é cada variável. Isso é importante, afinal de contas nem todo mundo sabe exatamente o que está procurando e não é especialista na área.

Ao entrar no Portal, clique no menu esquerdo em qual é a área que você quer: Informações de Saúde ou Financeiras. A próxima página tem uma explicação sobre os dados que estão disponíveis.

Cliqueu na variável e depois selecione a abrangência.

Selecione alguma das variáveis disponíveis. Ao selecionar, você verá que vai aparecer um Mapa do Brasil e um Menu para você escolher como você quer a abrangências destes dados: Por UF, por Região ou por município.

A próxima tela é a mais importante. Você vai definir exatamente como você quer os dados. Escolha qual variável você quer que esteja nas linhas, qual variável você quer que esteja na coluna e o conteúdo delas. Depois, você vai poder selecionar qual o período de tempo você quer estas informações, observe que você pode selecionar vários períodos ao mesmo tempo (genial, não?). Mais em baixo, você irá selecionar as modalidades de cada variável que você selecionou.

Essa tela é a mais importante. Faça alguns testes para aprender a manipular com precisão os dados.

 

Depois basta clicar em mostra, no final da tela,  e você verá uma tabela que no final vai ter “Copia como .CSV”.

Faça o download e seja feliz!

Dúvidas, comentários ou sugestões? Utilize o nosso Fórum ou deixe um comentário aqui!

 

Max Stabile


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273