Portal IPEADATA

O IPEA não é só fonte de dados e pesquisas. Mas organizou também o IPEADATA, um excelente Portal com vários dados de várias fontes diferentes. O Portal é absolutamente impressionante. Provavelmente vários bancos de dados que você tanto procura estarão por lá.

 

Quais são os dados disponíveis?

 Tem quase tudo por lá! Dados de diversos órgãos, em diversos períodos e em diversas abrangências. A má notícia é que me pareceu que ele não está sendo atualizado como deveria. Tem alguns dados que já estão atualizados em outras fontes e que não estão por lá.

 

Como utilizar?

 Selecione a grande área que você deseja. Macroeconomia, sobre regiões ou dados sociais. Assim que você selecionar no menu superior, vai aparecer outro menu te dando mais opções. Quando você continuar passando o mouse ele vai separar entre Temas e Fontes.

Selecione o que você quer encontrar na primeira tela.

Assim que você selecionar, a próxima tela vai lhe mostrar quais são as variáveis disponíveis. Observe que na coluna você tem a descrição do dado. A frequência: semestral, anual, decenal, etc. Qual é a unidade observada, no exemplo é a proporção (%) e o período de tempo que o dado está disponível. No exemplo, de 1970 a 1991. Depois de selecionar o dado, clique na lupinha (escondida) no canto superior direito.

Selecione a variável e clique na lupinha escondida

 

Na próxima tela, você vai “refinar” os dados que você quer. O nível geográfico, a abrangência e o período. Para finalizar, no canto superior esquerda onde estava a lupinha, tem as formas de exportação disponíveis: excel, zip, CSV separado por ponto e vírcula (;) ou CSV separado por vírgula (,). Selecione qual lhe agrada mais e faça o download da informação.

 

Refine o seu dado e faça o download

 

Comentários, dúvidas ou sugestões? Utilize o nosso fórum ou deixe um comentário aqui!

 

Max Stabile


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273