Repositório do TSE

Você já se cansou de analisar as eleições pelos infográficos que os portais de notícias disponibilizam? Já desconfiou que algum dado pode estar errado ou simplesmente o gráfico não estão mostrando a informação que você tanto queria? Pois bem, chegou a hora de ir direto à fonte: apresentamos o Repositório de Dados do Tribunal Superior Eleitoral.

O Respositório é "uma compilação de dados brutos das eleições desde 1994 voltada para pesquisadores, imprensa e cidadãos em geral que tenham interesse em analisar os dados de eleitorado, candidaturas, resultados e prestação de contas das eleições."

Como utilizar?

Ao acessar o Respositório você verá um menu do lado esquerdo, selecione o tipo de dado que você quer e depois selecione o ano.

O repositório é bem fácil de ser utilizado.

A página é muito simples de ser utilizada, na verdade até simples demais. Para quem já tem alguma "habilidade" no trato de bases de dados essa simplicidade é fundamental, mas para quem não tem, complica um pouco. Os dados só estão disponíveis em formato de texto (normalmente compactados) e você deverá importá-los para algum programa para tratá-los.

O Portal não preocupa muito em explicar o que é cada dado.

Outro problema do Portal é que se você quiser fazer uma análise por ano, terá que fazer o download de  cada base de dados separadamente. Além disso, o Portal não se preocupa muito em explicar quais são as diferenças entre cada dado antes de você fazer o download. Ou seja, você vai ter que fazer o download e ler o dicionário dos dados.

O Portal representa a fonte mais confiável dos dados eleitorais brasileiros. Está em constante aperfeiçoamento e o principal: estão abertos à críticas e sugestões (estatistica@tse.jus.br).

 

Max Stabile


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273