Como unir arquivos de texto em um só arquivo

Comentei no post sobre o Repositório de dados do TSE que parte da simplicidade do site também é uma complicação. Por exemplo: se for necessário fazer uma análise ao longo do tempo, você precisará realizar o download de cada arquivo e depois agregá-los em um só arquivo. Para alguns dados os arquivos estão muito separados, como por exemplo: partido e UF.

Nosso colega Éder Gimenes da UFSC está enfrentando este problema e postou no Facebook: “[...] encontrei no site do Tribunal Superior Eleitoral a página com informações sobre o número de filiados em partidos políticos no Brasil atualmente, informação imprescindível pra minha pesquisa do Doutorado. O problema é que tenho que baixar 810 arquivos pra verificar os valores, já que as listas estão divididas por partido (30) e unidade da federação (27). [...]”

Como eu já enfrentei o mesmo problema, compartilho aqui no Blog a solução em quatro etapas (apenas para quem tem windows instalado).

Passo 1: Verifique e tenha certeza de que todos os arquivos que você quer unir são iguais. Depois, coloque todos esses arquivos em uma única pasta do seu computador. Sugiro que você crie uma pasta no diretório inicial do seu computador (c:) chamada Dados. Assim, o endereço da pasta será “c:\dados”. Certo?

Passo 2: Você vai precisar abrir a tela de comando do Windows. (não se assuste, ok?) Como cada Windows muda um pouco, sugiro você fazer o seguinte comando no seu teclado: “Tecla do Windows + R” e você vai ver que vai aparecer a janela do Executar. Digite CMD e aperte em Ok.

Para quem ainda se lembra do velho DOS.

Passo 3:  Digite na tela de comando o seguinte: “cd c:\Dados” e de enter. O comando CD (change directory) serve para ir para a pasta "c:\Dados", onde você salvou todos os arquivos.

Passo 4 – A mágica: Digite o seguinte comando: "type *.txt >> tudo.txt" O comando serve para que o computador pegue todos os arquivos com final .txt e junte-os em um arquivo chamado tudo.txt. Portanto, se for fazer o mesmo processo em arquivos com final .CSV, basta trocar o "txt" por "csv"

O comando vai demorar para ser executado se os arquivos forem grandes. Ao concluir, basta fechar a janela e trabalhar com os seus dados. Divirtam-se!

 

Max Stabile


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/4/6f/c7/pesquisamaconica/public_html/metodologiapolitica/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273